Banzai Coworking

Startups do Banzai vão para a final do Desafio Paraná

UBI e Bomo

O que segurança no trânsito e recompensa em dinheiro têm em comum? Ambos são temas de duas startups finalistas do Desafio Paraná, uma disputa que vai premiar as melhores ideias, negócios ou projetos que envolvem tecnologia ou tenham impacto social.

Na região duas startups que estão no Banzai Coworking foram selecionadas para a final que acontece na próxima sexta-feira (16/12), em Curitiba. São quatro categorias e a vencedora de cada uma delas ganha R$ 7 mil para iniciar ou impulsionar o negócio.

Em Cascavel o UBI Inteligência Intersetorial é uma ferramenta que tem como objetivo unificar, gerenciar e fornecer informações para contribuir na redução de acidentes de trânsito, facilitando as localizações de inúmeros registros de ocorrências, utilizando geoprocessamento.

O app (aplicativo) já está obtendo dados de acidentes registrados pelos Bombeiros, Cettrans e PRE (Polícia Rodoviária Estadual). Segundo Carlos França, um dos sócios do UBI, atualmente os órgãos de trânsito brasileiros têm informações fragmentadas.

O UBI coleta e cruza informações de maneira automática e transparente e a inteligência artificial entende que aquele dado complementa outros sobre o mesmo acidente. Na prática isso possibilita traçar a trajetória do acidente desde o primeiro atendimento do Siate até a alta do hospital.

Esse dado ainda não existe no Brasil, acredita!!!

Essa informação serve para calcular quanto o acidente custa ou a real severidade da ocorrência. Além disso, os dados podem ser distribuídos no mapa para avaliar pontos críticos da cidade e se as ações de órgãos de trânsito estão sendo eficazes ou se o problema sendo apenas transferido para outro local.

Carlos França do UBI
Carlos França do UBI durante eliminatória do Desafio Paraná

O Bomo, sigla para Bom Motorista, também se propõe a contribuir para um trânsito mais seguro. A startup de Toledo recompensa em dinheiro motoristas que não cometem multas de trânsito. O condutor se cadastra no site e ao consumir em lojas parceiras tem o direito de receber uma parcela do valor gasto de volta.

Isso mesmo, recompensa em dinheiro!

Mas com uma condição: esse usuário não pode ter nenhuma multa registrada durante 30 dias após a compra ter sido realizada.

De acordo com o CEO do Bomo, Marcos Granzotto, mais de 5.000 motoristas já estão cadastrados para receber a recompensa em dinheiro, 45 empresas são parceiras, sendo três marcas nacionais: Centauro, Easy Carros e Bidu.

Marcos Granzotto do Bomo
Marcos Granzotto do Bomo no pitch do Desafio Paraná

A publicitária Hayanne Issa trabalha em um escritório compartilhado no Banzai Coworking que é conveniado ao Bomo em Cascavel e já recebeu recompensa em dinheiro por ser uma boa motorista wink

O bacana não é só o apelo do cashback, mas pela causa de incentivar um trânsito mais seguro. Sem contar que, além de consumir em grandes redes, os usuários podem estimular o comércio local.
Hayanne Issa – publicitária da Hearted Design & Estratégia

Promovida pela Aliança Empreendedora, a inciativa é pioneira no Paraná e conta com o patrocínio do Governo do Estado e da Volkswagen, além do apoio de empresas como RPC (Rede Paranaense de Comunicação), Gazeta do Povo e Sebrae.

Em Cascavel as startups dividem um escritório compartilhado aqui no Banzai Coworking, com a intenção de economizar despesas, compartilhar recursos e ampliar o networking.

** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

Deixe o seu comentário

mm

Ana Karla

Jornalista, atualmente produtora de conteúdo. Escrevo e dou pitaco sobre tudo, mas tenho carinho por assuntos que ajudam empreendedores (como eu) a serem melhores. Toco com meus dois sócios o Banzai Coworking e a Rulez, no interior do Paraná.

Acompanhe o Banzai

Você já deve ter percebido que nós gostamos de compartilhar né?
Então segue a gente nas nossas redes sociais e participe da nossa comunidade!