Banzai Coworking

Sete dicas pra aumentar a lucratividade e o faturamento sem gastar nada

1 – Trabalhe sua base de clientes

A maioria das empresas foca em conquistar novos clientes e esquecem de olhar para aqueles que já têm.

O que você faz hoje pra conquistar os seus próprios clientes?

Se ainda não tem uma resposta pra essa pergunta, pare de correr atrás de novos clientes e foque nos que são seus.

2 – Use o potencial do seu ponto de venda

Você pode estar na avenida mais movimentada da cidade ou no melhor shopping, mas se não está chamando a atenção dos clientes pra sua loja de nada adianta qualquer ação.

O que sua empresa está fazendo pra chamar a atenção dos consumidores para o seu ponto?

Saia da loja e observe como está apresentando sua marca.

Às vezes para você deixar sua fachada perfeita basta apenas uma simples manutenção!

Alguns empresários investem muito uma fortuna em outdoor, por exemplo, e deixam de melhorar a fachada.

3 – Acompanhe o percentual de conversão de vendas dos seus clientes

De cada dez clientes que entram em sua loja, quantos compram?

Você tem que saber esse número e trabalhar pra que aumentar essa proporção. Não adianta nada você criar uma estratégia pra atrair clientes se eles não estão consumindo.

Esse resultado pode mudar com melhorias no atendimento, técnica de venda ou abordagem diferente do seu time.

Observe a sua loja e identifique o que pode ser melhorado.

4 – Cuide da produtividade dos seus funcionários

O que os seus colaboradores estão fazendo no tempo ocioso?

É bem comum o empresário cogitar contratar um profissional pra desempenhar alguma atividade na empresa e ter funcionários ociosos.

Pra resolver isso, acompanhe a agenda da sua equipe, as atividades e as tarefas que cada um tem que cumprir.

Organize e otimize a performance do seu time pra produzir mais.

5 – Tenha controle dos seus resultados financeiros

Quando você sabe pra onde o seu dinheiro está indo, isso provoca uma energia criativa que vai gerar ideias, principalmente, de como economizar recursos.

Ao ter acesso simples e rápido a essas informações, mais ágil vai encontrar uma solução.

Com esse dado em mãos, assim que surgir uma oportunidade você vai saber se pode ou não aproveitá-la.

6 – Compre exatamente aquilo que vai ser vendido

Quando falta um produto na sua empresa você não perde apenas uma venda, mas também a chance de conquistar um cliente. Ele com certeza vai procurar concorrentes e talvez nunca volte ao seu estabelecimento.

Por outro lado, quando sobra um produto ele não está apenas estocado, e sim empacando dinheiro que poderia ser investido em publicidade ou uma ação que resultaria em mais vendas.

Como está a sua gestão de estoque?

O estoque mínimo deve ser proporcional à venda.

Uma loja que vende dez produtos no mês, precisa ter 20 itens no estoque. Exatamente isso!

Claro, pode haver uma variação de acordo com sua estratégia, mas sempre bem alinhada às vendas.

7 – Saiba qual é a sua margem de lucro

Você compra um produto e vende pelo dobro do preço, qual é a sua margem de lucro?

Se a resposta foi 100%, existe um problema aí!

Sua margem na verdade é de 50% e significa que apenas metade do valor de venda é o seu lucro.

Isso faz muita diferença!

Quando o empreendedor entende essa conta, jamais vai dar um desconto de 20 ou 30%. Se a margem é 50%, fica inviável reduzir o seu lucro pela metade.

Saiba qual é a sua margem de lucro pra calcular preços e descontos corretamente.

Gostou?

Tem mais alguma dica para aumentar a lucratividade e o faturamento de uma empresa?

Conta pra nós nos comentários!

E se você quer conversar mais sobre o assunto e conhecer um software que faz tudo isso que o Vinícius falou, entra em contato ele 😉

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Lucas

Fundador do Banzai e da Rulez, acredita muito no empreendedorismo e na economia colaborativa como ferramentas para mudar o mundo. Empreende desde 2013 e duvida que exista algo que faça alguém se desenvolver como pessoa e profissional tanto quanto ser dono do próprio negócio. Tem como meta atual acumular seu primeiro milhão [tá quase], mas como nem tudo são negócios, nas horas vagas assume sua função de corinthiano, marido, pai e lavador de louça.

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