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Como extrair o melhor da relação cliente/designer e ter trabalhos de alto nível para sua marca

Design de marcas

É muito comum escutarmos de empresários das mais variadas áreas sobre experiências frustradas ou desgastantes com profissionais da área de design, publicidade e áreas criativas afins, em que o resultado final ficou longe do esperado.

A verdade é que em todas as áreas existem profissionais que deixam a desejar no desempenho da sua função. Mas a maneira que o próprio cliente encara o projeto de design contribui (e muito) para o resultado final (as vezes até mais que o próprio desenvolvimento por parte do designer).

Todo mundo quer trabalhos de alto nível para sua marca/empresa, então estar com o mindset alinhado é o primeiro passo!

Confira as 6 dicas que irão te ajudar a extrair o melhor da experiência cliente/designer👇🏾

1 – Saiba o porquê! Tenha claro seus objetivos.

Antes de contratar uma empresa ou profissional você deve ter claro seus objetivos: Qual é o seu problema? O que você busca resolver através do design, criação ou publicidade? Aumentar vendas? Divulgar um novo serviço? Mudar seu posicionamento? Será que essa é a solução mais indicada para você nesse momento?

2 – Alinhe suas expectativas.

Após escolher o profissional ou a empresa que você julga mais indicado para te atender, sente e converse sobre o que É possível e o que NÃO é possível. O design e a publicidade são apenas uma das ferramentas para atingir os objetivos de uma empresa, por isso alinhar suas expectativas com a realidade é essencial.

3 – Pense como seu cliente.

Eu sei que não existe uma pessoa que conheça mais sua empresa do que você mesmo, mas na maioria das vezes donos e administradores de empresas são, em vários aspectos, diferentes das pessoas que consumirão seus produtos ou serviços. Por isso, desde a etapa de briefing até a aprovação do trabalho, tente se colocar no lugar do seu cliente, deixando de lado suas preferências pessoais e focando nos desejos do seu público-alvo.

Lembre-se sempre: a marca não é sua, mas sim de quem a consome.

4 – Delegue o trabalho. Confie em seu especialista.

Após passar todas as informações necessárias para o seu criativo – seus problemas e objetivos, assim como insights e suas próprias ideias – é hora de delegar o trabalho! A melhor forma de conseguir focar na administração da sua empresa é ter especialistas em cada área distinta desempenhando sua função ao máximo.

O designer é um parceiro (muito) estratégico para o seu negócio.

5 – Abrace a mudança. Esteja pronto!

De primeiro momento muitas propostas ou abordagens podem parecer bruscas ou arriscadas, principalmente quando falamos em mudança de identidade visual ou uma nova campanha publicitária. Por isso, esteja pronto para eventuais mudanças. Se desprender daquele logotipo antigo, site ou cor pode ser o primeiro passo para grandes evoluções.

6 – Seja fiel! Mantenha sua essência em tempos difíceis.

Época de crise, uma baixa nas vendas ou a entrada de um grande concorrente no mercado pode fazer você “apelar” para ações que, talvez, fujam da identidade visual ou do seu posicionamento. Não adianta você trocar a cor do seu logo ou mudar o tom da sua comunicação logo no primeiro sinal de turbulência.

Sem uma identidade consistente será muito mais difícil ser lembrado.

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** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

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Guilherme Mazzo

Graduado em Publicidade e Propaganda com especialização em gestão de marcas e comunicação institucional. Tem experiência de 10 anos como designer e diretor de arte e é responsável pela direção criativa da Hearted™. Também é vocal de uma banda hardcore (não #emo), faixa preta de jiu-jitsu e viciado em HQ ;)

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