Banzai Coworking

Não fomos ao RD Summit, mas aprendemos muito com as meninas da Agência Wiggle

RD Summit

Mês passado rolou em Floripa mais uma edição do RD Summit, o maior evento de marketing digital da América Latina. A Julia e a Mayara, nossas coworkers da Agência Wiggle marcaram presença no evento e trouxeram de volta na bagagem muito conhecimento.

Como elas mesmo disseram, só participando pra entender a grandeza do evento, mas como não queremos esperar até ano que vem, separei 7 dicas que vão dar aquela força na hora de pensar em estratégias pro seu negócio, o quanto antes.

1) Pense sob uma nova perspectiva

Na hora de produzir seu conteúdo, saia da mesmice. Essa foi uma das dicas da Ann Handley, uma das principais referências de Marketing de Conteúdo, durante sua palestra no RD Summit.

Ela ainda citou o exemplo recente do cancelamento do show da Lady Gaga no Rock in Rio, onde a maioria dos sites noticiou o simples cancelamento do show e a BBC, que bateu recorde de acessos, fez isso seguindo uma linha diferente, focando na fibromialgia, doença crônica que foi o motivo do cancelamento do show da Lady Gaga.

2) Produza conteúdo exclusivo

Quem deu essa sugestão foi o Henrique de Carvalho, do Viver de Blog. E não tem segredo! Você se dedica para produzir conteúdos, construir sua base de leads e dentro dessa base, algumas pessoas vão consumir mais seus conteúdos que outras.

O que fazer?

Produzir conteúdos exclusivos para seus leitores mais fiéis. Essas pessoas confiam em você, seu conteúdo é relevante para elas, existe uma chance muito grande desses conteúdos gerarem conversões.

3) Utilize 20% do seu tempo escrevendo e 80% promovendo o conteúdo

Aqui é onde muita gente erra. E, segundo Fábio Riccotta, especialista em Marketing Digital, colocar essa dica em prática é muito importante.

Não adianta transformar sua empresa em uma máquina de produzir conteúdo.

Muita gente ainda acredita que o sucesso está relacionado com “postar todos os dias” quando na verdade o que precisamos fazer é pensar muito bem nos conteúdos que queremos falar, escolher as plataformas corretas, produzir conteúdos relevantes e coroar tudo isso com uma distribuição efetiva, afinal, de que adianta um post com aquele conteúdo incrível se ninguém ficou sabendo que ele existe.

4) Trabalhe palavras-chave secundárias

Essa foi a dica que eu mais gostei e dá aquela força para quem está começando a construir um blog do zero.

Disputar espaço no Google é uma verdadeira guerra e conquistar relevância para algumas palavras pode ser algo extremamente difícil. Então a dica do Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, é trabalhar palavras-chave secundárias e somente depois partir para a palavra-chave principal.

Não entendeu? Sem problemas, olha que exemplo massa 😉

Digamos que você quer fazer seu site ficar bem posicionado com a palavra Marketing Digital, que é disputadíssima. Ao invés de focar toda sua estratégia nessa palavra, comece produzindo conteúdos sobre “como vender mais na internet”, “gatilhos mentais”, “como trabalhar o funil de vendas” e depois que o Google “entender” que você sabe o que está falando, ficará muito mais fácil rankear também para a palavra principal.

5) Faça o seu cliente ter resultado

Não sei se você já ouviu falar no termo Customer Success (Sucesso do Cliente), mas se não ouviu, bora pesquisar sobre o assunto no Google. Mas só depois, agora você continua aprendendo com a gente por aqui 👊🏻

Fato: você precisa fazer com que seu cliente tenha sucesso. Se você quer que o seu cliente coloque a mão no bolso pra te dar dinheiro, você precisa fazer ele ter resultado, seja resolvendo um problema, gerando receita em alguma oportunidade e por aí vai.

E lembre-se sempre: sucesso para o seu cliente não é ele conseguir usar o seu serviço ou achar o seu produto bonito. Sucesso é ele alcançar e até mesmo exceder os objetivos que tinha definido quando começou a procurar uma empresa para atendê-lo.

6) Venda experiências

É isso que empresas de sucesso fazem e a eu particularmente enxergo como o maior dos desafios para todos os empreendedores.

Vivemos em um mundo onde produtos e serviços de qualidade já não são suficientes. É óbvio que você precisa entregar algo top, mas já está mais do que comprovado que você precisa entregar muito mais do que isso para seus clientes.

Você precisa transformar o processo de compra e venda em uma experiência! E quem resumiu isso muito bem foi a Martha Gabriel 👇🏻

Sua marca tem que ser o parque de diversões e os seus produtos o souvenir do final do passeio.

7) Analise e documente os resultados

De nada adianta você produzir conteúdo, investir em distribuição e não analisar o que isso está gerando para o seu negócio. Então reserve um tempo e defina uma periodicidade para fazer isso, SEM FALTA.

Documente todas as impressões e indicadores que conseguir levantar. Um insight que teve sobre tipos de conteúdo, horários de postagens, plataformas utilizadas, enfim, registre tudo o que “funcionou” e o que “não funcionou” para que sua equipe tenha uma base de conhecimento sempre atualizada.

Você vai ver como isso faz uma senhora diferença na hora de otimizar estratégias e ações.

E pra fechar, uma frase que gosto muito e que resume muito bem o conteúdo desse post:

Conteúdo constrói relacionamentos.
Relacionamentos são baseados em confiança.
Confiança gera receita.
Andrew Davis, fundador do Monumental Shift

E aí, gostaram? Têm alguma dica pra compartilhar?
Deixa nos comentários para nós 😚

E se quiser conferir outras dicas e saber mais sobre a experiência das meninas, confere o post que elas fizeram contando tudo o que aprenderam no RD Summit 2017 😉

** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

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Lucas

Fundador do Banzai e da Rulez, acredita muito no empreendedorismo e na economia colaborativa como ferramentas para mudar o mundo. Empreende desde 2013 e duvida que exista algo que faça alguém se desenvolver como pessoa e profissional tanto quanto ser dono do próprio negócio. Tem como meta atual acumular seu primeiro milhão [tá quase], mas como nem tudo são negócios, nas horas vagas assume sua função de corinthiano, marido, pai e lavador de louça.

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