Banzai Coworking

Porque você precisa de uma pesquisa de tendências

Pesquisa de tendências

Hoje com a velocidade das mudanças e a internet, a forma mais segura de se pensar em oferecer produtos ou serviços, sejam eles novos ou não no mercado, é através da compreensão do que os consumidores vão querer e do que será moda/tendência.

Leva-se tempo e investimento para criar e desenvolver novos produtos e serviços e por isso a necessidade de minimizar riscos e ser mais assertivo. E isso se torna possível através do desenvolvimento de pesquisas de tendências, que podem ser usadas para criação de produtos, serviços e também no desenvolvimento de novas estratégias e comunicação da marca.

Com as pesquisas e o monitoramento de tendências é possível aproximar a marca ao seu público e trazer resultados significativos, através da compreensão dos desejos, com base nos sinais vistos nas plataformas de influências.

Para você entender um pouco melhor!

Os sinais são avisos do começo de uma tendência e são observados nas plataformas de influências. Essas plataformas de influência podem ser gastronomia, marcas, mídias, territórios, artes, fatos, entre outras tantas. Tudo vai depender do segmento para o qual você quer monitorar as tendências. Lembrando que para monitorar uma tendência é necessário monitorar mais de uma plataforma de influência.

Então algumas dicas para você monitorar e analisar tendências:

  • Observe os sinais atentamente, sem julgamentos
  • Registre-os através de fotos, anotações, desenhos
  • Cruze informações de diversas plataformas de influências para um mesmo segmento
  • Verifique a força das tendências buscando exemplos desse comportamento já aplicados em um produto ou serviço
  • Através do cruzamento dos sinais das diversas plataformas, analise e busque colocar em prática a tendência encontrada através de uma inovação para o seu negócio

E por último, tenha um diário de monitoramento sempre com você, os melhores sinais estão aonde você menos espera!

Se você curtiu o tema e quer aprender mais, faça sua inscrição agora mesmo no meu workshop Trend Strategy que vai acontecer dia 16 de julho no Banzai Coworking.


** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

Deixe o seu comentário

mm

Nina Cruz

Pesquisadora de tendências de comportamento, palestrante e professora convidada na FAE Business School. Atualmente presta consultoria através do Move Lab, laboratório de pesquisa de comportamento, análise de tendências e inovação em Florianópolis.

Acompanhe o Banzai

Você já deve ter percebido que nós gostamos de compartilhar né?
Então segue a gente nas nossas redes sociais e participe da nossa comunidade!