Banzai Coworking

Manter a concentração e melhorar resultado! Esse é o foco!

Homem trabalhando focado

Já conversamos por aqui sobre os equívocos que temos em nossas percepções a respeito do que é ser produtivo e o que pode estar ocorrendo quando a correria do dia-a-dia não resulta em produtividade.

Sabemos então o que não é produtividade: estar ocupado, cheio de afazeres, sempre na correria. E sabemos o que é: conseguir resultados com eficiência, ou seja, cumprir as atividades com qualidade utilizando menos tempo.

Está claro também que é super importante entender sua própria dinâmica de funcionamento, não buscando parâmetros nos outros, olhando para os lados, sem nem mesmo conhecer os seus próprios parâmetros. Comparações diretas com outras pessoas podem gerar distorções, já que ninguém é igual a ninguém, cada contexto tem suas particularidades e cada um tem suas características, sem que um seja especificamente certo e outro errado.

Feito isso, fica muito mais fácil para identificar por onde escorre sua energia, seu foco, sua concentração e seu tempo. E é aí onde queremos chegar! Além de administrar melhor o tempo, manter a concentração e o foco irão te ajudar a direcionar a energia de trabalho para o rumo certo. Tudo isso está diretamente ligado com produtividade e resultados.

Elencamos aqui algumas providências simples e eficientes que te ajudarão a manter a concentração e a ter resultados mais produtivos:

  • Identifique os períodos de maior produtividade e concentração e ajuste, se possível, com a execução do que te exige mais. Dessa maneira você otimiza seus recursos e utiliza de maneira mais eficaz seus potenciais.
  • Trabalhe com lista de prioridades. Estabeleça horários para se dedicar em cada tarefa, assim como horários para descanso e compromissos pessoais.
  • Respeite sua agenda e suas prioridades para não ficar sempre à mercê da agenda dos outros e acabar inchando sua lista de tarefas urgentes e delegáveis. Flexibilizar a agenda e o ritmo pode até ser saudável, mas não deixe exceções se tornarem regras.
  • Perceba suas próprias respostas para diferentes situações e avalie o quanto elas podem interferir em seus resultados em termos de qualidade e quantidade.
  • Dedique um tempo para conhecer novas ferramentas e filtrar soluções que possam te ajudar a otimizar tempo e energia. Abrir a “caixola” para novidades areja e agrega.
  • Defina qual é o resultado desejado para cada tarefa e verifique se ele foi alcançado ou se simplesmente “cumpriu tabela”.
  • Lembre do propósito de sua dedicação para cada atividade. Essa é uma ótima forma de dar um upgrade na motivação e focar no resultado.
  • Substitua a pressa e a aceleração por foco e organização. Entender para onde você está indo é mais produtivo do que correr desenfreadamente sem direção.

E por fim, não se iluda (e nem se desespere) com a ideia de que algum dia tudo estará na lista dos concluídos. Isso pode te sabotar com a sensação de que deveria conquistar essa proeza e te dar a falsa impressão de estar sendo improdutivo.

O objetivo não é zerar a lista de afazeres, mas potencializar os resultados deles!

Confira mais dicas sobre concentração e resultados no vídeo a seguir.

E lembre-se!

Além de administrar melhor o tempo, manter a concentração e o foco irão te ajudar a direcionar a energia de trabalho para o rumo certo. Tudo isso está diretamente ligado com produtividade e resultados.

** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

Deixe o seu comentário

mm

Maressa Cabral

Psicóloga, coach, especialista em Gestão de RH, desde 2008 ajuda empresas e pessoas a se desenvolverem e elevarem seu desempenho profissional. Apaixonada pelo universo das profissões e das pessoas, criou a CarreiraMaker para impulsionar carreiras através de consultorias, orientações profissionais e mentorias. Adora aprender e compartilhar o que sabe para impactar vidas positivamente.

Acompanhe o Banzai

Você já deve ter percebido que nós gostamos de compartilhar né?
Então segue a gente nas nossas redes sociais e participe da nossa comunidade!