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Inbound Marketing: saiba o que é e como iniciar esse processo

Cliente comprando pelo celular

O Inbound Marketing parece que é um assunto novo, que está em alta entre os serviços de Marketing Digital, mas ele é lá da época que as pessoas quase não saiam de carro.

Tudo começou com uma empresa de pneus que precisava aumentar as vendas, mas as pessoas não usavam tanto os carros. Consequentemente, não precisavam trocar os pneus com tanta frequência.

Mas o fundador da marca, André Michelin, optou por fazer um guia, conhecido hoje como o famoso Guia Michelin.

Ele distribuiu esse guia em oficinas, oferecendo ajuda aos motoristas acerca de manutenções nos carros e dicas dos principais restaurantes da cidade para ir conhecer com a família. O objetivo era que as pessoas usassem mais o carro para irem aos restaurantes indicados.

Assim, quando precisassem trocar os pneus, escolheriam os pneus Michelin, porque já tinham familiaridade com a marca.

Parece que o objetivo final, de vender pneus, está muito distante?

Pode ser, ao pensarmos em uma estratégia em curto prazo. Porém, a longo prazo, as chances da marca se tornar referência e ganhar aumento recorrente em vendas é bem maior.

Atualmente, o Guia Michelin é referência no mundo gastronômico, principalmente com o sistema de Estrelas Michelin que proporciona uma credibilidade invejável aos restaurantes.

Mas afinal, o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing, que consiste em atrair o público-alvo e se relacionar com ele antes da venda. O marketing tradicional, também conhecido como Outbound Marketing, é mais direto, mostra que está vendendo algo e tem o objetivo de atingir muitas pessoas, para que algumas delas comprem o produto.

Muitas dessas pessoas chegam a comprar somente uma vez.

Já no Inbound Marketing, o objetivo é atrair as pessoas até a marca e fidelizá-las. Para isso, muitas vezes, é necessário oferecer algo do interesse delas, como um guia de restaurantes visando vender pneus. Por isso, o Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração.

Através dele as pessoas é que vêm até a sua empresa.

A estratégia mais usada atualmente para atrair o público-alvo é o Marketing de Conteúdo.

Com o Marketing Digital, abre-se uma oportunidade incrível para isso. E aqui me refiro ao custo-benefício mesmo.

Você pode ter um blog para a sua empresa e começar a criar conteúdo que seja de interesse do seu público-alvo. Outros tipos de conteúdo para atrair seu público são os eBooks, webinars, vídeos educativos, infográficos com informações compiladas e diversos outros conteúdos.

A parte mais difícil aqui é saber qual é o interesse do seu público, por isso, recomendo que descubra a persona do seu negócio e desenvolva corretamente a jornada de compra.

Entrando no processo

Se o primeiro passo do Inbound Marketing é atrair o público-alvo, o segundo é se relacionar com ele. Afinal, você pode encontrar o público ideal, atraí-lo para consumir seus conteúdos, mas ele não estar no momento certo para adquirir seu produto. Seja por falta de dinheiro ou por não estar preparado mesmo.

Nesse caso, você não precisa abandonar essas pessoas. Pelo contrário, relacione-se com elas via e-mail, inbox, WhatsApp ou outros canais de relacionamento. Mantenha-os sempre atualizados com seus conteúdos. Assim, na hora em que precisarem do seu produto ou serviço, você terá a preferência.

Para ajudar nesse relacionamento existem algumas ferramentas de Automação de Marketing. Você pode utilizá-las para facilitar todo o processo.

Espero que este artigo tenha lhe proporcionado alguns insights para usar o Inbound em sua marca. Se quiser uma perspectiva de crescimento da sua empresa com o Inbound Marketing, entre em contato com a gente e ganhe uma avaliação gratuita. É só falar que conheceu a gente no blog do Banzai 😉

👉 (45) 9 9844-3706
👉 contato@agenciawiggle.com

** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

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Julia Caliman

Jornalista (graduada, sim!) com experiência e paixão pelo marketing de conteúdo. Mas imagine só, uma girl power que a-do-ra pesquisar sobre física quântica e viagens no tempo ✈︎

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