Banzai Coworking

9 formas de organizar o dia (e a vida!) com o Evernote

Preciso lembrar

Às vezes o que a gente queria mesmo era ter um clone, para conseguir guardar todas as informações importantes, ideias que aparecem na cabeça e organizar projetos com eficiência. A má notícia é que ainda não existem clones.

A boa notícia é que existe o Evernote, aquele app com o ícone de elefante verde, que pode ser seu segundo cérebro. Não é um clone… mas ele pode armazenar muitas informações para você. Mais precisamente 10GB por mês!

É claro que, para começar, você pode usar uma conta gratuita e explorar as facilidades que a ferramenta oferece. Mas existem planos super flexíveis e que cabem no bolso – MESMO!

O Evernote é como uma pasta com divisórias, dessas que escritórios que adoram papéis ainda têm – em cada pasta você tem as divisórias (cadernos) e dentro de cada divisória os papéis (notas).

Você pode criar quantos cadernos quiser e quantas notas quiser, organizando tudo no seu computador, navegador de internet, celular ou tablet.

São vários tipos de notas que podem ser criadas:

✔️ Somente texto
✔️ Gravação de áudio
✔️ Imagens
✔️ Anexar arquivos em .pdf
✔️ Tirar fotos
✔️ Salvar como documento, tarefas, lembretes

E por aí vai!

É possível organizar quase toda sua vida com a ajuda da ferramenta – e o melhor: encontrar tudo o que anotou de maneira bem rápida e fácil! As possibilidades são diversas, porém há algumas limitações para usuários de conta gratuita.

Aqui vão 9 sugestões para você organizar a agenda, as finanças, a mente (e a vida!) com o Evernote:

1 – Prepare apresentações

Com o aplicativo você pode organizar suas notas com textos, imagens e links para usar o “modo apresentação” para mostrar o conteúdo em uma reunião, por exemplo.

2 – Registre uma reunião

Durante a reunião você pode gravar o áudio da conversa ou ainda registrar em foto os detalhes mais importantes. Organize este conteúdo em um caderno de reuniões e tenha sempre a mão as anotações.

3 – Digitalize os documentos pessoais

São tantos documentos que precisamos no dia a dia – seja para passar o número ou fazer uma cópia. Uma maneira fácil de tê-los sempre com você é tirar uma foto com o próprio Evernote e salvar em uma nota.

4 – Guarde os textos favoritos para ler depois

Se você gosta de salvar textos nos favoritos do seu navegador e acaba se perdendo na imensidão de conteúdo, você vai gostar do WebClipper. Com este app você pode salvar textos e imagens direto do seu navegador para um caderno no Evernote. Basta fazer o download do app, instalar e acessar com seu login e senha.

5 – Trabalhe em conjunto

Você pode compartilhar suas notas com outras pessoas e permitir que elas alterem o conteúdo ou não. É uma ótima opção para quem trabalha em grupo e não quer um vai e vem de emails. Você pode resolver tudo isso na nota compartilhada.

6 – Organize um projeto

Vai fazer uma viagem e quer anotar uma lista de lugares para visitar, opções de hospedagem, imagens dos lugares, entre outros? Ou então, precisa organizar um evento e ter todas as informações reunidas em um só lugar? Crie um caderno para projetos e salve todo o conteúdo que for necessário!

7 – Faça listas

Lista de compras, de livros para ler, de filmes para assistir, de coisas para fazer, de lugares para visitar, de pessoas que quer conhecer… ufa! Se você adora uma lista, organize todas através do Evernote. Nos textos você tem a possibilidade de colocar uma caixa de seleção e marcá-la quando a tarefa for concluída!

8 – Guarde os cartões de visita

Quantos contatos novos você faz por semana? São muitos cartões para guardar, certo? Fotografe todos e salve em um caderno – com a pesquisa fica mais fácil encontrar os contatos que você precisa.

9 – Guarde os comprovantes de pagamento

Para algumas contas pagas é importante guardar o comprovante de pagamento por até 5 anos. O papel pode deteriorar e se perder na imensidão de comprovantes. Uma boa dica é digitalizar todos os comprovantes e salvar no Evernote, assim você terá acesso fácil quando precisar.

Que tal colocar a mão na massa? Venha aprender comigo na prática tudo isso e muito mais! Nesta segunda (dia 22 de maio) vai rolar um workshop no Banzai Coworking para quem quer organizar e facilitar a vida usando o Evernote!

Aproveita, ainda tem vaga e inscreva-se já!

** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

Deixe o seu comentário

mm

Anna Hilbert

Anna Hilbert é Líder de Comunidade Evernote, composta de usuários apaixonados e que estão aqui para ensinar, compartilhar e ajudar você a conquistar mais com o Evernote. Empreendedora, jornalista, criativa na Clockwise - agência especializada em Inbound Marketing e parceira da RD Station. Professora no curso de Pós-graduação de Assessoria em Comunicação e Marketing da FAG (Faculdade Assis Gurgacz) e especialista em comunicação e marketing digital. Possui formação em Practitioner em PNL e é Coach em formação. É colunista no blog da Elo7, além de ser Embaixadora Oficial do Hootsuite e também faz parte do Labbiz, um projeto de empoderamento feminino.

Acompanhe o Banzai

Você já deve ter percebido que nós gostamos de compartilhar né?
Então segue a gente nas nossas redes sociais e participe da nossa comunidade!