Banzai Coworking

Por que fazer agora se podemos procrastinar?

Super Man

Fazer cerão para entregar trabalhos de última hora é algo típico na sua rotina de trabalho?

É comum você ter uma lista de afazeres e depois de algumas horas perceber que fez várias outras atividades ao invés de focar na primeira (e mais importante) tarefa da lista ou que o dia terminou e praticamente nada foi concluído?

Mas se você sabe o que precisa fazer, porque não faz criatura?

Bob Esponja

É simples 👉🏽 procrastinar ou deixar para depois quando ainda temos tempo nos dá a falsa sensação de que está tudo bem e tudo sob controle. De que podemos nos permitir escolher outra atividade que talvez nos exija menos ou, até mesmo, nos distrairmos um pouquinho. Afinal de contas todo mundo merece, né 😊

Outro porquê pode ser explicado por certa insegurança em algumas atividades desafiadoras, pelo medo do fracasso, movido por crenças de incapacidades e incompetências. Mas o problema mesmo é quando a exceção vira regra!

Essa “falsa sensação” – o ato de procrastinar em si – é explicada psicologicamente porque temos ao mesmo tempo uma parte do nosso cérebro de olho no prazer imediato e outra parte tentando ser mais racional para “organizar a bagunça”. Mas, e aí como não procrastinar?

Uma das primeiras dicas que dou para quem não quer procrastinar é que você planeje seu dia, semana ou mês, como preferir. Mas sempre lembre que planejamentos são l-i-n-d-o-s 😍, porém se não saírem do papel são praticamente desnecessários.

Realizar exige investimento de energia direcionada, concentração, tempo (que a princípio parece que não temos, mas pra aquilo que é atraente damos um jeitinho, né?!).

E durante esse tempo dedicado, é preciso abrir mão de estar em outros lugares, de fazer outras atividades ou de “não fazer nada”, ou seja, de estar com outras pessoas, divagar,  relaxar, navegar nas redes sociais ou em qualquer outra coisa que nos exija um pouco menos e que nos atraia um pouco mais.

Se essa prática de procrastinar te incomoda e até te atrapalha em seus resultados, é muito provável que já virou regra e se tornou um hábito. O que fazer então?

Dicas para não procrastinar 👇🏽

🤜🏽 Para ajudar a tornar o seu planejamento mais praticável, tente dividir e organizar o seu dia em fatias menores, trabalhando com prazos de entrega, com data e hora marcada mesmo!

🤜🏽 Identifique em seu dia a dia quais são as tarefas importantes, urgentes e delegáveis. Tente se organizar de forma que as urgentes diminuam ao máximo e “se livre” das delegáveis.

🤜🏽 Faça um check list de tudo o que precisa fazer e, em outra lista, elenque as três mais importantes, ou seja, que serão sua prioridade máxima! Enquanto essas três não puderem ser riscadas da lista não inclua mais nenhuma.

🤜🏽 Afaste os estímulos externos que podem te distrair.

🤜🏽 Termine uma tarefa para iniciar outra e, se não tiver como concluir, deixe tudo anotado ou organizado para que você se libere e esteja completamente disponível para a próxima. Quando não nos liberamos deixamos resíduos de atenção em outras atividades e não conseguimos estar totalmente no aqui e no agora.

🤜🏽 “Pegue leve” no nível de exigência. Não dá pra esperar que tudo esteja perfeito para começar a se movimentar.

🤜🏽 Programe horários e dias de descanso. Aquela parte de nosso cérebro que tenta estruturar mais racionalmente as ações pode ser vencida pelo cansaço e faz com que ela não seja totalmente eficiente. O ócio (dosado é claro) pode fazer muito bem a sua criatividade!

Essas ações (ou quaisquer outras estratégias contra a procrastinação) serão paliativas se o hábito em si não mudar efetivamente. E toda mudança de hábito é um processo!

Para isso é preciso exercitar as ações, da mesma forma que qualquer outro aprendizado, até que sejam fixadas e se tornem um novo hábito.

Bora marcar uma data pra colocar as dicas em prática!
Que tal hoje? 😛👊🏽

** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

Deixe o seu comentário

mm

Maressa Cabral

Psicóloga, coach, especialista em Gestão de RH, desde 2008 ajuda empresas e pessoas a se desenvolverem e elevarem seu desempenho profissional. Apaixonada pelo universo das profissões e das pessoas, criou a CarreiraMaker para impulsionar carreiras através de consultorias, orientações profissionais e mentorias. Adora aprender e compartilhar o que sabe para impactar vidas positivamente.

Acompanhe o Banzai

Você já deve ter percebido que nós gostamos de compartilhar né?
Então segue a gente nas nossas redes sociais e participe da nossa comunidade!