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Campanhas de e-mail: práticas para despertar o interesse do seu leitor

As campanhas de e-mail são muito utilizadas para se relacionar com leads e clientes.

Através delas é possível conversar com um grande número de pessoas de uma só vez.

Com isso, você consegue direcionar seu lead para um funil de vendas até torná-lo um cliente ou parceiro do seu negócio. Porém, muitas empresas ficam com receio de usar as campanhas de e-mail porque acreditam que é “chato”, “velho” ou “incomoda as pessoas”.

Isso é verdade, se cair na caixa de entrada errada.

Mas, se você gosta de Marketing Digital, por exemplo, e receber e-mails que ajudam a aumentar seu conhecimento na área, não tem como não gostar. Não é mesmo?

Por isso, estamos escrevendo este post para lhe mostrar algumas práticas que ajudam a diferenciar uma campanha de e-mail que incomoda as pessoas de uma que desperta o interesse.

Então, vamos que vamos!

Segmentação

É muito chato receber e-mail de coisas que a gente não gosta, concorda?

O contrário disso é receber e-mail de assuntos que a gente tem interesse.

Partindo deste ponto, você, como empresa, precisa enviar campanhas de e-mail para pessoas que têm interesse no conteúdo do seu e-mail.

Como saber?

Quando uma pessoa entra em sua lista de e-mail, ela é chamada de lead. Essa lead entrou em sua lista de alguma maneira. Pode ser através do formulário do seu site ou de uma landing page que você criou para divulgar algum material.

Como segmentar?

  1. O primeiro passo para segmentar é identificar o canal de entrada do lead para a sua lista e o conteúdo deste canal. Se foi pela landing page do eBook “Como aumentar minhas vendas com e-mail marketing”, você direciona essas pessoas para uma lista nomeada com este assunto.
  2. O segundo passo é reunir todas as listas com o mesmo assunto em uma segmentação de leads e criar parâmetros para cada segmentação.

Alguns exemplos de parâmetros que podem ser criados:

  • Leads que converteram no evento landing page do eBook “Como aumentar minhas vendas com e-mail marketing”
  • Leads que acessaram as páginas do site da categoria “aumentar as vendas” e “e-mail marketing” e possuem o cargo de Diretor/Diretora e moram em Cascavel – Paraná e visitaram meu site ao menos 5 vezes

Qual é o resultado das campanhas de e-mail segmentadas?

Com isso, você consegue enviar suas campanhas de e-mail para o Diretor de uma empresa que pode ser cliente da sua, que mora na cidade que você está prospectando, já conhece sua marca porque visitou seu site mais do que 5 vezes e tem interesse no assunto que você está enviando por e-mail. Caso contrário, ele não teria baixado seu eBook sobre isso ou visitado as páginas do seu site que contam com este conteúdo.

Esses parâmetros de segmentação podem ser configurados de acordo com o seu negócio.

O importante é entender que, quanto mais segmentadas, mais interessantes vão ficar as suas campanhas de e-mail.

Espero ter ajudado você com essas práticas de segmentação. Qualquer dúvida, estamos à disposição para conversarmos e ajudar na criação das suas campanhas de e-mail, ok? 🙂

➡ contato@agenciawiggle.com

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** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

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Julia Caliman

Jornalista (graduada, sim!) com experiência e paixão pelo marketing de conteúdo. Mas imagine só, uma girl power que a-do-ra pesquisar sobre física quântica e viagens no tempo ✈︎

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