Banzai Coworking

Ainda não conhece as novas normas da ABNT?

Grito de medo

Não precisa nem dizer o quanto as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) preocupam acadêmicos que estão prestes a encarar a maratona do trabalho de conclusão de curso (o temido TCC).

Essas regras são utilizadas como referência por universidades para padronizar a apresentação de pesquisas, estudos acadêmicos em geral.

Esse ano a ABNT atualizou as normas técnicas com mudanças na formatação, ficou sabendo? Nãooo! Res(pira) que ainda dá tempo de deixar tudo em ordem!

Atualize AQUI a formatação do seu TCC 😉

Vai começar o TCC em 2017 e tá batendo o desespero?

Anota aí as normas da ABNT que não dá pra esquecer!

Fontes sem erro

A fonte usual para TCC é a Arial 12 ou a Times New Roman, apenas uma dessas duas, com espaçamento de 1,5 cm. Não esqueça que expressões estrangeiras e nomes científicos têm que deixar sempre em itálico.

Respeite os espaços

As margens ajudam na estrutura do seu TCC. Conforme as normas técnicas da ABNT, a margem esquerda e superior deve ter 3,0 cm, já à direita e inferior, o padrão é 2,0 cm. E a folha em branco no tamanho de A4.

Cuidado com as diretas

Informações como o nome do autor em caixa alta, ano da publicação e página da citação direta deve ser apresentada entre parênteses separados por vírgulas. Se a citação tiver menos de três linhas ela deve ser integrada ao corpo do texto, entre aspas duplas. Caso contrário, ela deve ter um recuo de 4 cm do restante do texto, sem aspas, com espaçamento de 1 cm.

Indiretas corretas

É uma das normas mais simples da ABNT. Uma citação indireta feita dentro do TCC, com nome e sobrenome do autor/documento citado e o ano em que foi escrita a publicação.

Ah! Não se esqueça de conhecer (e seguir) as normas técnicas do manual da instituição de ensino onde você estuda. E boa sorte 😀

** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

Deixe o seu comentário

mm

Ana Karla

Jornalista, atualmente produtora de conteúdo. Escrevo e dou pitaco sobre tudo, mas tenho carinho por assuntos que ajudam empreendedores (como eu) a serem melhores. Toco com meus dois sócios o Banzai Coworking e a Rulez, no interior do Paraná.

Acompanhe o Banzai

Você já deve ter percebido que nós gostamos de compartilhar né?
Então segue a gente nas nossas redes sociais e participe da nossa comunidade!