Banzai Coworking

7 práticas para o empoderamento feminino na vida empresarial

Empoderamento feminino

Empoderamento feminino. Temos ouvido e falado muito sobre esse assunto.

Você sabe tudo o que isso significa?

Dar ou adquirir poder ou mais poder. O empoderamento significa uma ampliação da liberdade de escolher e agir, ou seja, o aumento da autoridade e do poder dos indivíduos sobre os recursos e decisões que afetam suas próprias vidas. A pessoa empoderada pode definir os seus objetivos, adquirir competências (ou ter as suas próprias competências e conhecimentos reconhecidos), resolver problemas e desenvolver seu próprio sustento. É, simultaneamente, um processo e um resultado. Fala-se, então, do empoderamento das pessoas em situação de pobreza, das mulheres, dos negros, dos indígenas e de todos aqueles que vivem em relações de subordinação ou são desprivilegiados socialmente.

Empoderar as mulheres para que elas participem integralmente de todos os setores da economia e em todos os níveis de atividade econômica é essencial para:

➡ Construir economias fortes
➡ Estabelecer sociedades mais estáveis e justas
➡ Melhorar a qualidade de vida para as mulheres, homens, famílias e comunidades
➡ Impulsionar as operações e as metas dos negócios
➡ Atingir os objetivos de desenvolvimento, sustentabilidade e direitos humanos internacionalmente reconhecidos

Tá, mas e na real, como é possível empoderar mulheres, independente do seu gênero?

Em 2010 a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou Os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women Empowerment Principles – WEPs, a sigla em inglês), com sete ações para ajudar as empresas e as comunidades a entender como dar poder para mais mulheres.

Baseados em práticas empresariais reais, os Princípios ajudam as empresas e empreendedoras a adaptar as políticas e práticas existentes – ou a estabelecer outras novas – para concretizar o empoderamento das mulheres.

Vamos para a lista então 👇🏻

1️⃣ Estabelecer liderança sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível
2️⃣ Tratar mulheres e homens de forma justa, com igualdade de oportunidades, inclusão e não-discriminação nos negócios
3️⃣ Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens no ambiente de trabalho
4️⃣ Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres
5️⃣ Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing
6️⃣ Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social
7️⃣ Medir, documentar e publicar os progressos na promoção da igualdade de gênero

IGUALDADE significa, de fato, NEGÓCIOS!

Se você tá precisando de uma forcinha, conheça e participe do Realiza Bonita, um movimento de mulheres que estão provando o seu valor e mudando o curso do mundo. Se você tem o sonho de empreender, a história das mulheres que seguiram esse caminho pode ser de grande ajuda para começar a trilhar o seu. E se depender do exemplo dessas bonitas, em breve você também vai estar realizando projetos incríveis que podem transformar a vida das pessoas, inclusive a sua.

** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

Deixe o seu comentário

mm

Ana Karla

Jornalista, atualmente produtora de conteúdo. Escrevo e dou pitaco sobre tudo, mas tenho carinho por assuntos que ajudam empreendedores (como eu) a serem melhores. Toco com meus dois sócios o Banzai Coworking e a Rulez, no interior do Paraná.

Acompanhe o Banzai

Você já deve ter percebido que nós gostamos de compartilhar né?
Então segue a gente nas nossas redes sociais e participe da nossa comunidade!