Banzai Coworking

5 maneiras para utilizar seu tempo com eficácia

Tempo no trabalho

Nosso cérebro não se organiza sozinho. Por deixar a mente solta não somos produtivos, então o segredo é melhorar nosso sistema de organização. E antes de tudo talvez valha apena ver como o nosso cérebro organiza informação de modo que possamos usar o que temos, em vez de lutar contra isso.

Entre as maneiras que podemos controlar e melhorar esses processos podemos citar o ato de prestar atenção aos modos como introduzimos informação em nossa memória.

A necessidade de assumir o controle de nosso sistema de atenção e memória nunca foi tão imperativa, a falta de produtividade e motivação pode ser o resultado da sobrecarga de decisões. Embora a maioria de nós não tenha dificuldade em relativizar a importância das decisões, o cérebro não faz isso de forma automática.

Portanto, uma mente organizada nos leva a uma boa tomada de decisão.

Busque melhoras mudando seu processo diário com os passos a seguir:

  • Blocos – Separe seu dia em blocos (manhã, tarde e noite) e identifique em qual você é mais produtivo. Com isso você pode deixar os trabalhos mais importantes em seu melhor período do dia, focando, concentrando e sendo mais produtivo.
  • Modos – O cérebro funciona em dois modos concentrado e divagando, por isso após cada tarefa focada e produtiva contemple 15 a 20 minutos de distração fazendo algo que gere prazer.
  • Faxina – Não sobrecarregue seu cérebro com o que não vai usar agora, externalize os seus pensamentos fazendo anotações, seja na agenda, post-its ou quadro branco, desta forma você prioriza tarefas.
  • Desconecte – Nosso cérebro sempre está atento a novidades e a estímulos sonoros e luminosos, isto pode tirar o foco, então desligue tudo ou coloque em modo avião quando estiver realizando tarefa no bloco do período onde você é mais produtivo e focado.
  • Priorize – O cérebro não é orientado para multitarefas, quando exigido entre várias escolhas ele economiza energia, por isso faça uma tarefa de cada vez dentro do bloco de tempo proposto. Priorize tarefas mais importantes por primeiro e mantenha o foco.

A atenção é o recurso mental mais importante para qualquer organismo. É ela que determina os aspectos do ambiente com os quais lidamos, sendo que na maior parte do tempo, entre vários processos automáticos e subconscientes, escolhe de maneira criteriosa o que vai passar por nossa percepção consciente.

Os dois princípios mais decisivos utilizados pelo filtro da atenção são os da alteração e da importância, havendo assim um detector de mudanças do cérebro, que funciona sem parar.

Graças ao filtro da atenção acabamos vivenciando boa parte do mundo no piloto automático, sem registrar a complexidade, as nuances e, muitas vezes, a beleza do que está diante dos nossos olhos.

O volume de informações e atividades afeta nosso sistema de atenção e memória, com isso precisamos assumir o controle da organização do nosso cérebro para sermos mais organizados e produtivos.

Então comece agora!

Baseado no livro A Mente Organizada – Como pensar com clareza na era da sobrecarga de informação por Daniel J. Levitin (2014)

** Este blog é colaborativo. Todas as opiniões aqui expressas são pessoais e não representam, necessariamente, a opinião dos responsáveis pelo blog. O Banzai Coworking não se responsabiliza pela precisão ou confiabilidade de quaisquer informações compartilhadas pelos autores das publicações, mas fica a disposição para corrigir ou retirar conteúdos que forem considerados impróprios. Para comunicar algo, basta entrar em contato através do email compartilhe@banzaicoworking.com.br.

Deixe o seu comentário

mm

Jorge Quevedo

Paranaense que admira a criatividade e a gastronomia, motociclista por paixão, empreendedor, empresário e Coach Empresarial especializado em desenvolver e performar modelos de negócios.

Acompanhe o Banzai

Você já deve ter percebido que nós gostamos de compartilhar né?
Então segue a gente nas nossas redes sociais e participe da nossa comunidade!